Ir para conteúdo

Foto

[Review] Vodafone 235

• Please log in to reply
4 respostas neste tópico

#1 TFP

• Colaborador

• 1772 posts
  • Localidade:Grande Lisboa
  • Telemóvel: LG Maximo 7
  • Rede: Vodafone

Postado 03 Novembro 2011 - 20:10

Esta é a review do telemóvel Vodafone 235, adquirido em Julho de 2011 pela Loja Online Outlet da Vodafone.

Serviço amolgado

O telemóvel foi entregue pela Chronopost, e o tempo de expedição foi de uma semana, mais ou menos. Como já vem sendo hábito na Chronopost, pelo menos no meu caso, a caixa do telemóvel veio amolgada à direita. E digo "hábito" porque já quando encomendei um Huawei G6600 em Dezembro de 2010, veio pela Chronopost e outra vez amolgada a caixa. Isto, claro, no tempo em que ainda era cliente Vodafone, ou seja, há muuitoooo.... :P

Um caça para uma mosca

É a sensação com que fiquei. É que o telemóvel veio dentro de uma caixa que era muito, muito grande, e aqui o problema não é da Chronopost mas da Vodafone. Para terem uma ideia de quão grande é: é metade de uma caixa ATX normal. Já a caixa do telemóvel em si, da Vodafone, aquela que vinha dentro da caixa gigantesca, é pouco mais de metade de um gravador de DVD daqueles que estão normalmente nos computadores. Surreal.

Jeitosinho

Depois destas peripécias todas (e não contei que a Vodafone cobrou duas vezes na fatura um cartão Light Total de 2,5 € e depois corrigiu na mesma fatura, ou seja, acabou por enviar 3 faturas...), vou à caixa do telemóvel e abro a caixa. Primeira impressão: o telemóvel é muito jeitoso. Em aparência, não perde em nada para outros telemóveis mais caros. Os contornos do telemóvel são todos espelhados - a preto, neste caso. Na traseira, o logo Vodafone com background espelhado, e a traseira toda ela com espelhado, mas com um acabmento de boa qualidade. Tiro de lá o carregador, que tem uma ligação que não é USB, ou seja, esqueçam o ligar ao vosso leitor de música, e as instruções, um desdobrável de oito partes, mais o folheto de garantia. A produção deste telemóvel é Huawei. Apesar de tudo, a unidade que testei tinha falta de "cola" (?) ao canto inferior direito do ecrã, Não faço a mínima ideia porquê, mas pronto. O certo é que o ecrã descolava.

Utilização - 1

Primeira coisa: meter o telemóvel à carga. Pede 8 horas, fica lá 8 horas. Ligo-o para meter PIN, no novo cartão que ainda não tinha metido o que eu tinha (já disse que saí da Vodafone há muito?). Ora vamos lá ligar. Surge-me um wallpaper de base no telemóvel (umas linhas rectas da esquerda para a direita) que, mais tarde descobri nas definições, tinha o lindo nome de "Vodafone, prazer em ajudar". Como é que um wallpaper vai fazer a Vodafone ajudar o utilizador? Boa pergunta...

Barraca das barracas: o cartão estava "infestado" de um serviço daqueles que acrescenta muita coisa menos dinheiro ao saldo do subscritor. Os 5 euros que o cartão trazia (até nisso foi giro, dizia que trazia 2,50 € dos cartões Light Total, enviam-me um Online que era suposto não ter saldo e afinal tinha 5 euros) foram à vida, escusado será dizer. Toca de ligar para o 16912. Eram cerca das 15h.

Digo à assistente o que aconteceu, e ela resiste a repôr o saldo. O que ela não resiste é a interromper-me enquanto estava a falar - fê-lo várias vezes, de forma rude e absolutamente inacreditável vindo do que afirmam ser de um apoio de "excelência". Designação, aliás, pela qual nunca me trataram na Vodafone - na Optimus é "senhor" para a frente, "senhor" para trás, na TMN depende.

Quase me acusava de ser imbecil com esta questão dos serviços de valor acrescentado, só faltou dizê-lo, mas notava-se no tom de voz. Bom, o que me interessa é que ela lá acabou por repor o saldo, os tais 5 euros. Não me repôs o custo da chamada, no entanto, o que significa que, ainda assim, fui roubado em 20 cêntimos por um problema que não criei. E o pior é que a política deles é mesmo esta: resolvem o problema mas é francamente complicado que devolvam o saldo da chamada para o 16912/16918, depende do cliente e do assistente.

Utilização - 2

Bom, de volta ao telemóvel. O bicho é porreiro de se mexer. As teclas são excelentes - o teclado assume inclusivamente uma forma com relevo entre cada grupo de teclas, na horizontal, e é muito bom de se escrever. Como eu tenho dedos um pouco maiores, e estava habituado a outros telemóveis, de vez em quando metia a tecla de cima ao invés da que eu queria a teclar, mesmo com o relevo. Mas isso sou eu.

O menu é simples. É como outros tantos Vodafone de marca própria, um de grelha 3x3. O telemóvel não permite SIM com suporte a mais de 30 SMS. O que tinha da Vodafone tinha suporte a 250 SMS guardadas na memória do SIM, neste só dava para 30. E a memória do próprio telefone é para 150 mensagens escritas, muito pouco. Falando em mensagens escritas, ele tem opção, no tipo de teclado ("123", "ABC", "Abc", "abc"), para fazer maiúscula após um ponto ou ao início da mensagem (é a "Abc"). E é rápido a escrever, pelo menos, até aos cerca de 300 carateres, a partir daí torna-se progressivamente cada vez mais lento até um ponto pouco suportável. Atenção, portanto, se tiverem de enviar SMS longas. Mais vale telefonarem com a quantidade de tempo que vão levar. E a Vodafone agradece, claro.

Ao nível das restantes funções, nada de mais nas suspeitas do costume - definições, agenda, tudo muito standard. Não podem meter os vossos toques no telemóvel. E se por um lado os de chamadas considerei que eram bons, os de SMS são, e é a minha opinião, maus, havendo apenas quatro. Outro "feitio" incompreensível do telefone é este começar a tocar em crescendo, não dando para meter no máximo. Ou cortam o toque, ou metem-no em crescendo...

Em rádio FM, a qualidade de som não é o topo, nem eu esperava isso, mas pelo menos é minimamente clara, bom ponto quando falarmos ao telemóvel ou ouvirmos rádio. Quer em rádio quer na chamada, faz alta-voz, mas não é assim tão alta quanto isso. É razoável. A receção do rádio FM varia: com o ecrã ligado, apenas consegui captar sem muito ruído os emissores mais fortes, no caso, na minha zona, RFM, Rádio Renascença, Rádio Sim, Amália, Azul e RJS. Sem o ecrã ligado, consegui captar sem ruído, para além destes, os emissores da Rádio Comercial de Setúbal, da RDP no geral, e alguns de Lisboa. Notem que, para terem a melhor captação possível, não podem estar a cobrir o lado esquerdo do telemóvel, senão a captação ressente-se e muito. Não tem RDS mas permite memorizar até 20 emissores e dar-lhes nome. Quando vão diretamente do rádio FM para o ecrã normal, aparece algo como "1. Comercial", onde 1 é a posição e o nome é o que deram à rádio.

Forma

O telemóvel, devo salientar, é de boa qualidade de construção. Fi-lo cair algumas vezes - uma das quais a uma distância de 2 metros do chão empedrado normal da rua, com o telemóvel a girar - e apesar do cartão ter ido para um lado, a bateria para outro e o telemóvel para outro ainda, quando o liguei estava tudo como dantes - só um pouco mais sujo, claro. :P

A bateria em si é muito pequena. Ainda assim, faz um trabalho admirável pelo telemóvel: a conversação máxima é a anunciada e o tempo em stand-by é de cerca de 250 horas. Com uso moderado a tender para light (algumas SMS, jogar jogos, ouvir rádio FM, fazer chamadas de curta duração) dura 4 dias até ficar sem bateria.

A slot do cartão é na horizontal, e para tirar o cartão têm de tirar a bateria primeiro, que impede a correta remoção do dito cujo.

Por falar em cartão, há algo que eu vos queria alertar. Na unidade testada há um problema que detetei: o cartão deixava de ser detetado após algumas horas a estar ligado à rede. Não sei se era da Vodafone, do cartão ou do telemóvel, não tive hipótese de testar isso. Mas a solução era, ou desligar e voltar a ligar o telefone, ou se isto não resultasse tirar a bateria e o cartão e voltar a colocá-los, ligando novamente o telefone. Não sei se o problema se manifesta noutras unidades, mas fica aqui o aviso.

Avaliação

Sendo o telemóvel que é, dou-lhe um 6/10. É razoável a bom no que faz, mas há melhores na sua categoria (o Nokia 1800 por exemplo). Nota negativa para a Chronopost e a habilidade incrivelmente certa de amolgarem caixas, e para a Vodafone pela falta de qualidade no serviço prestado e nada excelente apoio a clientes. Saiu-me a 4,90 €, por causa da promoção de Verão com o voucher de 10 euros. Foi o segundo e último telemóvel que comprei na Vodafone.

Editado por Kill Me, 04 Novembro 2011 - 11:25.

Tiago Pereira | Feedback (+2 -0) | Twitter

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#2 zonix

• Membro Graduado

• PipPipPip
  • 300 posts

Postado 04 Novembro 2011 - 12:09

Tudo o que valoriza este fórum deve ser elogiado.
Obrigado TFP.
Boa review

#3 Kill Me

• Administrador

• 7120 posts
  • Localidade:S. M. Feira
  • Telemóvel: Samsung Spica
  • Rede: Optimus

Postado 04 Novembro 2011 - 13:52

É verdade, e é uma boa review ;)

No Natal pode ser que tenhas mais uma prenda no sapatinho xD

Imagem Postada

#4 paulo3redes

• Colaborador de Redacção

• PipPipPipPipPip
  • 5088 posts
  • Localidade:ELVAS (Alto Alentejo)
  • Interessses:Interesse nos homens e nos telemóveis LOL
  • Telemóvel: SAMSUNG CHAT T322
  • Rede: TMN

Postado 04 Novembro 2011 - 15:30

Também já tive o Vodafone 235 fabricado pela CHENG UEI - FOX LINK marca chinesa muita fraca qualidade de som, material plastico e teclas muito pequeninas, Rádio FM é para esquecer, apanha 2 ou 3 e se existe umas 10 rádios portugueses e espanhois. Vodafone também vende telemóveis fabricados pela ZTE e Huawei, ambos com fraca capacidade de bateria e a ZTE fazem-me o ouvido surdo.
Por defeito também a Vodafone vende telemóveis pequenos em caixas de tamanho grande, muito exagerado e quem paga é a Vodafone e não o consumidor quu compra o telemóvel e não pagas as despesas de envio e a caixa.
Para receberes em casa, escolhe o estafeta da VIA DIRECTA que são simpáticos e até dão o "passó-bem" e a embalagem sem amolgadelas.
Pela Chronopost é antipático e não convém escolher este estafeta.

Editado por paulo3redes, 04 Novembro 2011 - 15:32.

BLOG SOBRE TELEMÓVEIS QUE USEI: http://telemoveisque....blogs.sapo.pt/

Imagem Postada

#5 TFP

• Colaborador

• 1772 posts
  • Localidade:Grande Lisboa
  • Telemóvel: LG Maximo 7
  • Rede: Vodafone

Postado 07 Novembro 2011 - 14:28

Também já tive o Vodafone 235 fabricado pela CHENG UEI - FOX LINK marca chinesa muita fraca qualidade de som, material plastico e teclas muito pequeninas, Rádio FM é para esquecer, apanha 2 ou 3 e se existe umas 10 rádios portugueses e espanhois. Vodafone também vende telemóveis fabricados pela ZTE e Huawei, ambos com fraca capacidade de bateria e a ZTE fazem-me o ouvido surdo.
Por defeito também a Vodafone vende telemóveis pequenos em caixas de tamanho grande, muito exagerado e quem paga é a Vodafone e não o consumidor quu compra o telemóvel e não pagas as despesas de envio e a caixa.
Para receberes em casa, escolhe o estafeta da VIA DIRECTA que são simpáticos e até dão o "passó-bem" e a embalagem sem amolgadelas.
Pela Chronopost é antipático e não convém escolher este estafeta.

É mais um dado importante a ter em conta. Obrigado paulo3redes. :)

No entanto, informo que neste caso não dava para escolher estafeta; ou era CTT ou era estafeta mas não dá hipótese para indicar qual, uma vez que a encomenda foi via Loja Online...

Tiago Pereira | Feedback (+2 -0) | Twitter

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)