Ir para conteúdo

Foto

Deixar de usar o SIM agora dá multa

• Please log in to reply
33 respostas neste tópico

#1 TFP

• Colaborador

• 1762 posts
  • Localidade:Grande Lisboa
  • Telemóvel: LG Maximo 7
  • Rede: Vodafone

Postado 06 Janeiro 2012 - 23:45

Pois é, meus caros. A TMN lançou a nova regra que podem ler a seguir:

Simultaneamente às condições de validade, aos clientes pré-pagos que não efetuem tráfego, pagamentos ou recargas no prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de 0,5EUR. O cliente será avisado por SMS da cobrança deste valor. Estão excluídos da cobrança da taxa de cartão inativo os clientes com tarifários "e", moche e kids.

Se não fizerem rigorosamente nada no cartão, ao fim de um mês cobram-vos 50 cêntimos. Salvam-se daqui o "e" (compreensível, daqui a pouco quase que era uma multa por não usar o tarifário), o "moche" (mais do que compreensível, seria até ridículo que o fizessem) e o kids (porque os putos pagam a mensalidade para falar à borla "pós" pais e em SMS para 13 outros números tmn...).

Conhecendo o mercado como conhecemos todos, é mais que certo que a Vodafone, no curto prazo, vai aplicar esta regra. A Optimus nunca sabemos, mas se for como nos carregamentos é certinho direitinho.

Até já me estava a admirar que não aparecesse algo assim.

Subir o ARPU tem destas coisas.

Editado por TFP, 07 Janeiro 2012 - 00:37.

Tiago Pereira | Feedback (+2 -0) | Twitter

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#2 braga37

• Membro Graduado

• PipPipPip
  • 280 posts
  • Localidade:Eu "bim" de Braga!
  • Telemóvel: ASUS P552W

Postado 07 Janeiro 2012 - 10:50

Estes gajos da TMN... :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:
Imagem Postada

#3 TFP

• Colaborador

• 1762 posts

Postado 07 Janeiro 2012 - 11:11

Melhor ainda, acabo de saber que a partir de 15 de Janeiro o 800 96 10 10 vai ser desativado como número para aderir, passando a ser o 16200 o número a ligar...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#4 Dark Eagle

• Águia Negra

• PipPipPipPip
  • 619 posts
  • Localidade:Ericeira
  • Telemóvel: Galaxy Gio
  • Rede: Lycamobile

Postado 07 Janeiro 2012 - 14:41

isso quer dizer que os tarifários livres já não vão ser tão livres assim? isso também se aplica a uzo?
:)

#5 Ze2000

• Membro Graduado

• PipPipPipPip
  • 608 posts
  • Telemóvel: LG T375
  • Rede: Vodafone Directo

Postado 07 Janeiro 2012 - 15:18

isso quer dizer que os tarifários livres já não vão ser tão livres assim? isso também se aplica a uzo?

Até à data a UZO não tem essa condição, continua descomplicado :-). A UZO não é totalmente livre, para manter o cartão activo tem que haver pelo menos 1 consumo em cada 120 dias. Os tarifários livres da TMN, pako, leve por exemplo, para manter activo basta receber uma chamada, ou seja, não tem que haver nenhum consumo para os manter activo.

Sent from my MacBook Pro

#6 Dark Eagle

• Águia Negra

• PipPipPipPip
  • 619 posts
  • Localidade:Ericeira
  • Telemóvel: Galaxy Gio
  • Rede: Lycamobile

Postado 07 Janeiro 2012 - 16:27

Os tarifários livres da TMN, pako, leve por exemplo, para manter activo basta receber uma chamada, ou seja, não tem que haver nenhum consumo para os manter activo.

pois mas pelo que percebo nessa nova condição o cartão pode ate continuar activo mas paga 0,50€ por não gastar saldo no mês ou seja convém enviar pelo menos uma sms por mês certo?
:)

#7 braga37

• Membro Graduado

• PipPipPip
  • 280 posts

Postado 07 Janeiro 2012 - 16:34

Os tarifários da TMN, para continuarem activos tem de receber uma chamada de 90 em 90 dias... pelo menos é o que diz no site:

Para manter o cartão activo basta receber uma chamada não gratuita de 3 em 3 meses.

Agora com esta regra... passa para 30 dias e com obrigação de usarmos saldo!

Mesmo com uma sms por mês... não vale o dinheiro... parece que é desta que deixo de ter o meu número tmn... depois de +- 10 anos!
Imagem Postada

#8 Ze2000

• Membro Graduado

• PipPipPipPip
  • 608 posts

Postado 07 Janeiro 2012 - 16:48

pois mas pelo que percebo nessa nova condição o cartão pode ate continuar activo mas paga 0,50€ por não gastar saldo no mês ou seja convém enviar pelo menos uma sms por mês certo?

Aos preços actuais dos sms's da TMN..., fica mais barato ligar para um numero 808, que custa 0.08 cêntimos no primeiro minuto, liga para um e desliga logo depois :-)

Sent from my MacBook Pro

#9 TFP

• Colaborador

• 1762 posts

Postado 07 Janeiro 2012 - 19:07

Exatamente. Uma SMS ou uma chamada ou usares a Internet. A minha dúvida está em se contam também as operações gratuitas. É que diz lá "tráfego", e não especifica se pode ser, ou não, gratuito...

Os tarifários da TMN, para continuarem activos tem de receber uma chamada de 90 em 90 dias... pelo menos é o que diz no site:

Mesmo com uma sms por mês... não vale o dinheiro... parece que é desta que deixo de ter o meu número tmn... depois de +- 10 anos!

Não passa não, porque continuas a ter essa obrigação dos 90 dias. O que acontece agora é que se não fizeres nada com o cartão é que te taxam a 0,50 €. Taxam mas continua ativo. No limite, se não fizeres nada com o cartão durante esses 3 meses, cobram-te 1,50 € (0,50 € x 3) e depois fica o cartão inativo por causa da outra condição dos 90 dias.

Disseram-me que a Vodafone já estará a aplicar esta medida, é algo que vou confirmar e depois digo qualquer coisa.

Edito para dizer que afinal é mesmo como tu dizes, o que equivale a pior do que eu pensava... Ora vejam o que consta nas condições gerais:

Sempre que os prazos de validade dos tarifários com carregamento obrigatórios forem ultrapassados, o cartão deixará de poder realizar chamadas continuando, no entanto, a poder recebê-las durante mais 90 dias. Após este período em que apenas pode receber chamadas, o cartão expira e o saldo remanescente e o saldo de pontos, caso exista, serão perdidos. Para reativar o cartão tem que efetuar um carregamento mínimo de 5EUR no prazo de 90 dias.

Os tarifários sem carregamentos obrigatórios, para se manterem ativos devem realizar ou receber uma chamada não gratuita de 90 em 90 dias. Caso não ocorra tráfego nesse período, o cartão deixará de efetuar chamadas, só poderá receber, durante um período mínimo de 30 dias (desde que seja destinatário de tráfego pago este prazo pode ser extensível até ao máximo de 180 dias).

Em carregamentos sucessivos é aplicada ao cartão a data de validade mais favorável, pelo que as validades não são acumuladas.

Simultaneamente às condições de validade, aos clientes pré-pagos que não efetuem tráfego, pagamentos ou recargas no prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de 0,5EUR. O cliente será avisado por sms da cobrança deste valor. Estão excluídos da cobrança da taxa de cartão inativo os clientes com tarifários "e", moche e kids.

Beneficia muito mais no prazo dado aos tarifários de carregamentos obrigatórios fora do seu período... mas se passarem os 90 dias em que recebem perdem basicamente tudo: o cartão, o saldo que tinham e, mais grave, os pontos que tinham (!!)... podem reativar, mas perdem o saldo e os pontos... Na prática isto dá uma validade de cartão que pode ir até 15 meses se carregarem para um ano (o único caso que conheço para o efeito é o Passaporte que, carregando 50 €, dava para um ano).

Os sem carregamentos, a meu ver ficaram melhor, porque se não fizermos chamadas mas recebermos podemos estender a validade do cartão até 270 dias. Os 90 dias e o precisar de pagar a chamada já existiam antes, pelo que nem é para melhor nem é para pior que mudam, já estavam lá...

Editado por TFP, 07 Janeiro 2012 - 20:10.

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#10 braga37

• Membro Graduado

• PipPipPip
  • 280 posts

Postado 09 Janeiro 2012 - 15:40

Quando começam com essa caça ao dinheiro?
Imagem Postada

#11 TFP

• Colaborador

• 1762 posts

Postado 09 Janeiro 2012 - 15:59

Já começaram no dia 1 de Janeiro.

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#12 Sandras

• Membro

• PipPip
  • 159 posts
  • Rede: UZO

Postado 10 Janeiro 2012 - 02:10

A vodafone já está a aplicar esta medida?

#13 MacGyveR

• Administrador

• 2994 posts
  • Telemóvel: Top Secret

Postado 10 Janeiro 2012 - 17:01

faço tuas as minhas palavras!!!
tambem vou perder o amor ao cartão zinho 96 que ali tenho, um pakito!!! ... mas tem saldo e bonus... logo se mudar para outro tarifario sao 5 euros, nao sei que faça!!!!

tmn suks!

Acho o que eles querem é que o pessoal gaste saldo!! Logo se no prazo de 30 dias nao gastares cheta de saldo, eles gastam por ti!!!! mas gastam 50 centimus!!!
por isso o melhor é mandares uma sms para qualquer lado, ou mesmo uma chamada pro alem tipo 808!!!!

Pualquer dia, vai-nos ser cobrado por utilizarmos o telemovel... ja disse isso aqui á bastante tempo, e volto a repeti-lo!!!
Tipo: fizeste uma chamada para alguem, ele nao atendeu, recusou chamada, ou tinha o telefone desligado... a multa será consoante o nº marcado for ou nao da mesma rede que tu... se Sim, a multa sai + barato, tipo 5 Centimis, 10 se for da doutro lado!!!

Agora é que é: TMN, até já!...
Até já porque a a barraca chamada tmn, abana lá por todos os lados, pois aquilo é so dinheiro a entrarr!!!será que cabe la + 1 centimo?!
Um nao digo, mas 50 cents cabem de serteza, sejam quantos 50 cents!!!

O melhor é quem carregar telemoveis nas lojas tn, pagar tudo em modelas... de 1 centimo!!!
Bora, protestar?!!?!?!?

Imagem Postada

Aproveita bem o DIA... Amanhã pode ser tarde!

Imagem Postada

#14 TFP

• Colaborador

• 1762 posts

Postado 04 Março 2012 - 19:20

Aparentemente isto só se aplica a tarifários da oferta normal... porque deixei de propósito o meu tmn meo 8 inativo por um mês e não me foi cobrado nada...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#15 Ze2000

• Membro Graduado

• PipPipPipPip
  • 608 posts

Postado 04 Março 2012 - 20:37

Aparentemente isto só se aplica a tarifários da oferta normal... porque deixei de propósito o meu tmn meo 8 inativo por um mês e não me foi cobrado nada...

É só para tarifários como Pako e Leve.

Sent from my MacBook Pro

#16 blizard

• Membro Graduado

• PipPipPipPipPip
  • 2545 posts
  • Localidade:Norte
  • Telemóvel: HTC Magic

Postado 06 Março 2012 - 15:13

já não sabem onde mais vão buscar o nosso guito!

#17 asgard

• Membro Graduado

• PipPipPip
  • 399 posts

Postado 04 Abril 2012 - 21:11

Eu que tou fora do pais, tenho 2 cartoes tmn , um que uso de tempos a tempos, e outro que so uso ai, tenho que ir ver se me cobraram algo e a pensar por alertas pra mandar um pequeno sms , em roaming enviar para o estrangeiro ate compensa: 0.13cts , e mais barato do que enviar de Portugal para fora.

#18 El_Ratito

• Membro

• PipPip
  • 58 posts

Postado 04 Julho 2012 - 03:48

Boas!

Eu tenho um cartão com tarifário PAKO, que normalmente está desligado (só o ligo praticamente para o manter activo, fazendo uma chamada com outro cartão meu), e não me cobraram ainda nenhuma vez os tais 50 cêntimos por não utilizar o cartão. Não sei...

Em relação ao período pós-90 dias (que agora vai de 30 a 180 dias, máximo), isto quer dizer o quê? Que se recebermos uma chamada não-gratuita dentro dos 30 dias seguintes (após os 90 dias, atenção, em que não fizemos nem recebemos nenhuma chamada não-gratuita) o período de tolerância alarga-se até aos 180 dias antes de desactivação total?

Já agora, e sem querer abusar, aproveito para confirmar uma coisa, se me puderem ajudar. É um pouco óbvia, mas não faz mal perguntar.

No tarifário PAKO, quando se referem à chamada não-gratuita recebida de 90 em 90 dias para manter o cartão totalmente activo, a mesma (chamada) tem de ser obrigatoriamente com origem na rede TMN, ou pode ser com origem noutras redes (até porque estas também dão uma percentagem a ganhar à TMN por cada serviço cobrado)?

Obrigado, desde já.

#19 MacGyveR

• Administrador

• 2994 posts
  • Telemóvel: Top Secret

Postado 04 Julho 2012 - 11:12

Boas!

Eu tenho um cartão com tarifário PAKO, que normalmente está desligado (só o ligo praticamente para o manter activo, fazendo uma chamada com outro cartão meu), e não me cobraram ainda nenhuma vez os tais 50 cêntimos por não utilizar o cartão. Não sei...

Em relação ao período pós-90 dias (que agora vai de 30 a 180 dias, máximo), isto quer dizer o quê? Que se recebermos uma chamada não-gratuita dentro dos 30 dias seguintes (após os 90 dias, atenção, em que não fizemos nem recebemos nenhuma chamada não-gratuita) o período de tolerância alarga-se até aos 180 dias antes de desactivação total?

Já agora, e sem querer abusar, aproveito para confirmar uma coisa, se me puderem ajudar. É um pouco óbvia, mas não faz mal perguntar.

No tarifário PAKO, quando se referem à chamada não-gratuita recebida de 90 em 90 dias para manter o cartão totalmente activo, a mesma (chamada) tem de ser obrigatoriamente com origem na rede TMN, ou pode ser com origem noutras redes (até porque estas também dão uma percentagem a ganhar à TMN por cada serviço cobrado)?

Obrigado, desde já.

Se fazes uma chamada de tempos a tempos, e nunca deste pela falta de saldo, é porque o utilizas com intervalos inferiores a 30 dias!
(se custumas ter o telef. desligado aconselho-te a verificares o saldo cada vez que o ligas!)

Eu se não fosse o bonus que tenho acumulado nos 2 cartões Pakos que pouco utilizo, ja tinha mudaddo de tarifário/rede...
Mas mesmo mudando de tarifário, PERDE-SE OS BONUS... além de ainda ter que pagar 5eur pela mudança de tarifário!!!

As condições, disponiveis em
http://www.tmn.pt/po...extfmt=default7
e
http://www.tmn.pt/po...0005401650aRCRD

Na 1º link, referem que para o manter «activo basta receber uma chamada não gratuita de 3 em 3 meses»

Mas nas condições gerais, ja referem que... «clientes pré-pagos que não efetuem tráfego, pagamentos ou recargas no prazo de 30 dias será cobrada uma taxa de manutenção do cartão de 0,5EUR. O cliente será avisado por sms da cobrança deste valor. Estão excluídos da cobrança da taxa de cartão inativo os clientes com tarifários "e", moche e kids.»

A validade extra, ora bem, o pako tem os tais 3 meses, dizem eles, mas que afinal como vimos são 30 dias!
Mas... «Os tarifários sem carregamentos obrigatórios, para se manterem ativos devem realizar ou receber uma chamada não gratuita de 90 em 90 dias. Caso não ocorra tráfego nesse período, o cartão deixará de efetuar chamadas, só poderá receber, durante um período mínimo de 30 dias (desde que seja destinatário de tráfego pago este prazo pode ser extensível até ao máximo de 180 dias).»

A ultima frase dentro do parentesis é que não entendo mesmo...
«desde que seja destinatário de tráfego pago este prazo pode ser extensível até ao máximo de 180 dias»

são as manias da tmn! Quero, posso e mando!

Imagem Postada

Aproveita bem o DIA... Amanhã pode ser tarde!

Imagem Postada

#20 El_Ratito

• Membro

• PipPip
  • 58 posts

Postado 04 Julho 2012 - 16:21

Boas!

É como disse, só ligo o cartão de 90 em 90 dias, e isto tem sido feito já há uns bons meses. Ou seja, está quase sempre desligado. Quando o liguei, fui ver o saldo, estava igual à última vez. Nas mensagens só tinha a habitual mensagem que tinha de efectuar uma chamada para manter o cartão activo, nas próximas 24 horas (eu ponho na agenda do telemóvel que utilizo quando tenho de ligar o dito-cujo para mantê-lo activo).

Exacto, também tenho dúvidas em relação a essa frase entre parênteses curvos, a dos 180 dias. Não sei se alguém mais pode ajudar a interpretá-la, a minha interpretação foi a que escrevi acima, não sei se está bem. Há outras hipóteses, mas parecem-me menos ilógicas (por exemplo, os 180 dias podem ser para alguém que recebe um bom volume de chamadas não-gratuitas, mas que em três meses por alguma razão não as recebeu e assim tem mais dias de tolerância do que uma pessoa que não recebe quase nenhuma).

Em relação à última questão que coloquei, não me podes ajudar a confirmar?

Obrigado.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)