Ir para conteúdo

Foto

Qual o melhor tarifário para ti? Aconselhamos-te aqui!

• Please log in to reply
12 respostas neste tópico

#1 TFP

• Colaborador

• 1758 posts
  • Localidade:Grande Lisboa
  • Telemóvel: LG Maximo 7
  • Rede: Vodafone

Postado 22 Março 2012 - 21:21

Estive a pensar e, partindo da ideia que o David Silva teve há uns tempos, decidi (re)criar a ideia, mas de uma forma diferente.

Serve este tópico para aconselhar outros utilizadores que, voluntariamente, exponham dúvidas relacionadas com o tarifário mais adequado para o tipo de comunicações que fazem. Qualquer pessoa poderá aconselhar o utilizador em questão, desde que participe no fórum e desde que não o faça com fins promocionais (por exemplo, vendedores do tarifário Optimus TAG) e lucrativos.

Poderão ser aconselhados qualquer tipo de tarifários desde que estejam acessíveis ao utilizador para a sua adesão. Tal disponibilidade poderá ser da própria operadora, em sites externos (por exemplo, de compra/venda de produtos e de leilões) ou ainda na secção "Classificados" do fórum GSMHouse. Ou seja, tarifários descontinuados sem qualquer possibilidade de adesão por qualquer via não devem, idealmente, ser aconselhados, claro.

Muita atenção ao seguinte: se o utilizador que aconselha tiver/quiser vender um cartão SIM, a título usado/particular, poderá aconselhar o tarifário presente nesse mesmo cartão como uma alternativa para o utilizador em questão, mas o negócio terá de ser tratado por mensagem privada ou outro meio de comunicação que não o tópico em si. Tal aconselhamento "preferencial" pode ser feito desde que não seja totalmente díspare dos interesses do utilizador e desde que não o faça com fins promocionais/lucrativos.

O seguinte exemplo explicará bem a situação:

(Nota: São só exemplos, penso que dá para perceber o que quero dizer :P )

» Utilizador X pede aconselhamento do tarifário mais indicado para ele;

» Utilizador Y diz-lhe (por exemplo): "tenho um cartão que nunca usei com um tarifário que penso ser o mais indicado para ti, e que quero/estou a vender, vais ao tópico dos meus Classificados e falamos melhor ou a gente fala por PM, ok?" = De acordo com as regras
» Utilizador Z diz-lhe (por exemplo): "tenho aqui um molho de cartões para vender! ainda podes ganhar dinheiro com a venda de cartões destes, sabias?" = Em não conformidade com as regras

» Utilizador Alfa diz-lhe (por exemplo): "O tarifário mais indicado para ti é o Moche com mensalidade de 7,50 € , podes ir arranjar um cartão no Miau.pt que eles têm lá cartões a vender" = Em conformidade com as regras

Todas as restantes regras são as habitualmente aplicáveis.

O utilizador deve referir a sua rede atual, qual a dúvida que tem, que tipo de comunicações faz e quanto pretenderia gastar, a título obrigatório, bem como outras informações que entenda por bem dar, a título facultativo.

Sugestões são bem vindas e serão ouvidas ;)

Editado por TFP, 30 Março 2012 - 18:00.

Tiago Pereira | Feedback (+2 -0) | Twitter

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#2 blizard

• Membro Graduado

• PipPipPipPipPip
  • 2545 posts
  • Localidade:Norte
  • Telemóvel: HTC Magic

Postado 23 Março 2012 - 09:38

a meu ver... este tópico deveria ser genérico e não associado a operadoras.

#3 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 23 Março 2012 - 14:02

a meu ver... este tópico deveria ser genérico e não associado a operadoras.

Onde sugeres que ele seja colocado, entao? :)

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#4 blizard

• Membro Graduado

• PipPipPipPipPip
  • 2545 posts

Postado 23 Março 2012 - 17:15

Sugestões\Problemas\Dúvidas?
E podia estar 'pinned' nos tópicos.
É apenas uma sugestão para não se dispersar a mesma info por vários sítios.

#5 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 23 Março 2012 - 18:50

Hmmm, concordo contigo. Vou então alterar a localização do tópico, vamos ver se fica a 100%. :P

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#6 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 23 Março 2012 - 18:51

Está feita a alteração, vou apagar os outros dois. ;)

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#7 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 25 Março 2012 - 17:45

O tópico foi movido para "Dúvidas e Dicas". Todos os vossos "quês" agora são aqui. ;)

Bom fim de semana!

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#8 blizard

• Membro Graduado

• PipPipPipPipPip
  • 2545 posts

Postado 26 Março 2012 - 14:50

nice... venham as dúvidas :)

#9 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 30 Abril 2012 - 18:51

Ora bem, isto vai ser um bocado irónico mas... começo eu. :P

Fui enganado no que dizia respeito ao tarifário da assinatura - ou melhor, à sua mensalidade. O que tinha era mensalidade de 7,50 € e não de 5 €, como dizia. E eu não estou para dar uma mensalidade de 7,50 € que nem converte em comunicações nem nada e é logo limpa do saldo... Fui apanhado de surpresa, também - só hoje, a 2 dias do débito da mensalidade, soube disto.

Por outro lado, uma vez que tenho o iPhone 4, preciso de um plano de Internet. O mais barato (5 € e tal) chega-me bem, tenho é que usar compressão de dados.

O valor máximo que posso carregar mensalmente são mesmo 10 €, e todos os meios de reduzir este valor são muito bem-vindos. ;)

Posto isto, a minha dúvida é: qual o melhor tarifário para mim, com internet incluída?

Sou uma pessoa que faz (e recebe) algumas comunicações para TAG, chamadas e SMS principalmente, mas também envio (e recebo) algumas SMS para outras redes e faço chamadas para qualquer rede, basicamente.

Estava a pensar nas seguintes hipóteses:
» tmn meo 8. Este tarifário é excelente na taxação de 10 em 10 segundos após o 1º minuto e no preço das chamadas, o que para mim é muito bom. Peca pelo preço das SMS, que quando tinha esse tarifário davam o rombo no saldo e não há SMS grátis para qualquer rede... Como outro ponto positivo, tem pontos e todos os outros serviços da TMN, e a internet são 150 MB mais Wi-fi PT por 5 euros e mais uns trocos. E não tem carregamentos obrigatórios e fico com o dinheiro no saldo. Infelizmente não funciona por prazos como o Uzo 8. Tenho a possibilidade de, sempre que necessário, usufruir de chamadas grátis para 96 (seja por kits ou pelo diário de 1 €).

» Uzo 8. Parece-me muito atrativo principalmente pelas 100 SMS grátis mensais que oferece no site, válidos para 60 dias após o último carregamento (suficientes para reduzir a quase totalidade das SMS que, no meo 8, seriam um rombo) e por, se portar o número para lá, ter 50 € em bónus para usufruir e, quem sabe, mais 25 €.

E não tem carregamentos obrigatórios e fico com o dinheiro no saldo.

Outra coisa que me parece muito bem mesmo é o esquema por prazos em que sempre que carregar 7,50 €, por exemplo, tenho 15 dias com chamadas e SMS a 0,08 €, o que me parece muito bem especialmente nas chamadas, mesmo se estas são taxadas ao minuto. A internet tem um ótimo ponto a seu favor e contra ela: ser taxada à semana. 25 MB/semana e 100 MB/mês, hmm... Além de que há serviços que a Uzo não tem. Não sei se têm cartões Micro SIM. A marca em si não é grande espingarda...

» Optimus TAG Sonae. O tarifário é muito bom em vários campos: as comunicações para TAGs são grátis e ilimitadas, as comunicações para 93 (muito pouco usadas) são grátis também e as comunicações para a rede fixa são francamente úteis porque há um fixo cá em casa e posso safar-me a pagar preço para outras redes, porque são grátis também.

Tenho um plafond de 50 minutos ou 100 SMS mensais para 10 € - as 100 SMS não chegam a ser gastas na totalidade também por causa das SMS grátis para 93, mas uma boa parte pode ser usada mensalmente, deixando o resto para chamadas. A internet tem o mesmo problema do Uzo 8 - 35 MB/semana, 140 MB/mês... e ainda pior porque aqui é taxada aos períodos de 100 KB, mas pronto. Além de que abate ao subsaldo de 10 € disponível, ficando com cerca de 4 € disponíveis para comunicações...

Infelizmente funciona em regime de mensalidade, ou seja, limpam dinheiro do saldo... A mensalidade é não obrigatória, podendo a pessoa estar 3 meses sem carregar que mantém o estatuto TAG, embora comunique com tarifas um bocado caras - o que é muito interessante. A taxação não é má mas podia ser melhor. Consigo, não me perguntem como, reduzir a mensalidade do TAG Sonae para cerca de 5-6 € e manter o plafond de 10 €, através de certos procedimentos, mas dá bastante trabalho.

Tem vários serviços embora fique atrás da TMN nesse campo.

Não faço ideia pelo que optar. Qual seria a melhor solução? Alguma das que referi ou outra?

Obrigado pela vossa paciência e desculpem o testamento. ;)

EDIT: Vou portar o número de que disponho atualmente, para além de ser um número Bronze, é um bom número, já muita gente o tem e... estou cansado de andar na troca troca. Claro que, se fosse usar os 50 € da Uzo vou, claro, fazer 2 portabilidades, uma da TMN para outro lado qualquer e outra de volta para a Uzo.

Editado por TFP, 30 Abril 2012 - 23:52.

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#10 Kill Me

• Administrador

• 7113 posts
  • Localidade:S. M. Feira
  • Telemóvel: Samsung Spica
  • Rede: Optimus

Postado 30 Abril 2012 - 23:41

Realmente todas são boas opções, mas se mandas muitas sms, talvez o meo seria posto de lado e então ficarias entre Uzo e TAG Sonae, que por mim e se como dizes tens forma de passar para 5/6€ mês era já TAG Sonae, só mesmo se for algo complicado que não te compense as chatices... Assumindo TAG Sonae a 10€ vs Uzo 7,5€, se achares que te consegues orientar com os 7,5€ /mês da Uzo, são sempre 2,5€ que poupas por mês...

Imagem Postada

#11 Sandras

• Membro

• PipPip
  • 159 posts
  • Rede: UZO

Postado 01 Maio 2012 - 08:52

Para ti o melhor é o Tag 25 que é 6 euros por mês, falas grátis para todos os 93, tens sms grátis para todas as redes e ainda 300MB de internet grátis.

#12 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 01 Maio 2012 - 11:28

Kill Me, ainda mando algumas, este mês (03/Abr-28/Abr) tinha 100 SMS gastas para outras redes e umas 15 para TMN, o que perfaz 115 SMS.

Ora 115 SMS x 0,08 € (o valor delas) perfaz 9,20 €... é muito, mesmo.

Com o Uzo 8 gastaria entre 1,20 € e 1,35 € consoante estivesse dentro ou fora do prazo do carregamento, porque usava as 100 SMS que se podem enviar a partir do site gratuitas com o aditivo de internet. Com o TAG Sonae usaria por volta de 70 SMS, porque as outras foram enviadas para 93s. Já com o TAG <25 teriam custo zero e ainda tinha espaço para mais umas 200.

Gastei 2,08 € em chamadas este mês - 6m20s para Zon, 1m30s para TMN e 1m10s para Vodafone.

Fazendo a conta, teria gasto 0,72 € com o Uzo 8 (dentro do prazo) a 1,98 € com o Uzo 8 fora de prazo, e a diferença de apenas 10 cêntimos fora de prazo deve-se à taxação a períodos de 60 segundos, que como eu acabei as chamadas antes "arredonda" para o minuto seguinte - ou seja, 7 + 2 + 2.

Com TAG Sonae teria gasto 1,90 €, ainda bem que ele tem taxação de 30 segundos. Com TAG <25 teriam sido 2,451 € porque as chamadas para outras redes são as mais caras do conjunto.

Ou seja, em suma os meus gastos em comunicações teriam sido:

» Moche SUB-25 - 2,185 € em chamadas + 0 € em SMS + Mensalidade (5 €) + 0 € Internet = 7,185 €
» TAG Sonae - 1,90 € em chamadas + 7 € em SMS + 5,96 € Internet Já = 14,86 €
» TAG <25 - 2,451 € em chamadas + 0 € em SMS + 0 € Internet + Mensalidade (6 €) = 8,451 €
» Uzo 8 - 1,35 € em chamadas* + 1,35 € em SMS + 5,36 € Internet = 8,06 €
» tmn meo 8 - 1,43 € em chamadas + 9,20 € em SMS + 5,35 € Internet = 15,98 €
_________
* média ponderada de 50% dentro do período de carregamento e 50% fora do período.
_________

Aqui podem ver claramente que o Moche SUB-25 era realmente o mais barato com a mensalidade de 5 €... mas não dá para por esse tarifário e a versão de 5 € para universitários acaba em Setembro, por isso... sigamos.

O TAG Sonae, apesar de não parecer ao início, acaba por ser o segundo mais caro por uma larga distância. Isto deve-se principalmente às SMS e à Internet Já que levam 7 € e quase 6 € respetivamente. E o plafond disponível ia todo ao ar.

O TAG <25 (sugerido pelo user Sandras), é muito bom no custo das SMS (que são abundantes, 300) e da Internet (que é abundante, 300 MB), mas as chamadas são mais caras, e se eu quiser fazer uma chamada de vários minutos pago muito mesmo. A mensalidade também é mais cara, mas inclui tudo à borla para TAG e para Optimus. Tem o benefício de quem é TAG ou 93 (este último através de um toque) poder establecer comunicação gratuitamente, o que é muito positivo. A mensalidade é obrigatória, infelizmente...

O Uzo 8 é o mais barato dos novos, sendo que muito contribuem para isso as 100 SMS no site. Mas isto não é muito seguro... basta haver um mês com mais SMS que a diferença para o TAG <25 começa a esbater-se muito rápido, além de que se acabam com as 100 SMS adiós SMS baratas porque sobem logo para valores a rondar os 9 €. Não tem quaisquer comunicações grátis seja para onde for e a Internet é a mais fraca de todas. No entanto se houver uma altura em que não seja preciso Internet torna-se competitivo face ao TAG <25 bem como meses onde comunique menos.

Por fim, coloquei lá o tmn meo 8, "for the sake of comparison", e é realmente o mais caro, tendo as SMS a fatia de leão...

A dúvida prende-se agora entre TAG <25 e Uzo, ou outro tarifário que queiram sugerir. ;) Por onde acham que deva optar?

EDIT: Kill Me, a vantagem de meter o TAG Sonae a 5/6 € acaba por ser nula porque o custo é demasiado elevado para suportar essa vantagem.

Editado por TFP, 01 Maio 2012 - 11:39.

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#13 TFP

• Colaborador

• 1758 posts

Postado 02 Junho 2012 - 11:22

Continuo com este problema. De acordo com as minhas contas, cheguei às seguintes conclusões:

TAG <25 - Ótimo no custo das SMS e da Internet. Tem infelizmente mensalidade obrigatória, mas tem tudo grátis para TAG e para Optimus. As chamadas são um pouco mais caras...

Yorn Power SMS - Bom preço para chamadas e SMS para 91, para outras redes é razoável, Internet também razoável mas com metade do tráfego do TAG <25. Não tem carregamentos obrigatórios nem mensalidade o que é ótimo.

Moche sem mensalidade (com bónus 0,12 €/min após 1º min) - Excelente preço para SMS seja para onde for, e para Internet. Só gasto em chamadas, e mesmo assim é pouco. O valor total de gasto para este caso é de apenas 1,64 €, correspondente a chamadas. Mas tem carregamentos obrigatórios, e são de 15 €, ou seja, teria de ficar períodos em que só podia receber comunicações...

Em suma, as melhores alternativas serão:

Uzo 8
» Sem carregamentos obrigatórios;
» Chamadas - 1,35 €; SMS - 1,35 €; Internet - 5,36 € = 8,06 €.

TAG <25
» Tem mensalidade obrigatória...
» Chamadas: 2,45 €; SMS e Internet - 0 €; Mensalidade - 6 € = 8,45 €.

Yorn Power SMS
» Sem carregamentos obrigatórios;
» Total: 8,914 €

Moche sem mensalidade COM 12c bónus após 1º minuto p/OR
» Sem mensalidade mas com carregamentos obrigatórios...
» Chamadas: 1,64 €; SMS e Internet - 0 € = 1,64 € (de longe o vencedor)

Moche sem mensalidade NORMAL
» Idem aspas
» Chamadas: 3,05 €; SMS e Internet - 0 € = 3,05 € (novamente vencedor por muito, mesmo!)

Ou seja, o vencedor inegável é o Moche sem mensalidade, com SUB-25 e com (ou sem) um bónus de retenção de 12 cêntimos por minuto para outras redes após o 1º minuto. Vai haver é um período de 10 dias sem poder fazer, só receber, mas para isso acho que posso desenrascar um segundo número qualquer, a meter-lhe 5 € muuito esporadicamente. Tipo Uzo 8.

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)